O que é o Paintball
O Paintball é um jogo cheio de energia, a alta velocidade, com a adrenalina à flor da pele onde se fazem novos amigos e equipas! Os jogos de Paintball existem desde meados do anos 80' (anos 90’ em Portugal) e têm vindo a construir uma boa reputação como um dos desportos mais seguros. Além de ser divertido, é também óptimo para aliviar o stress de uma semana de trabalho (e com um pouco de sorte pode jogar contra o seu patrão!!!).
Acaba por ser uma versão sofisticada dos “polícias e ladrões”; “cowboy's e índios “. Embora existam diferentes formatos de jogos, o mais amplamente divulgado é o da Caça à Bandeira. Normalmente joga-se com um grupo de 5 a 10 jogadores, divididos em 2 equipas e onde o objectivo é capturar uma bandeira da equipa adversária, ao mesmo tempo que se protege a nossa, ou então eliminar por completo os jogadores adversários. Durante este processo, tenta-se afastar os adversários do jogo disparando com um marcador especial de CO2 ou ar comprimido, pequenas bolas de tinta. Entre os intervalos dos jogos, os jogadores podem ter o seu merecido descanso, verificar o material, carregar o seu stock de bolas e contar as suas histórias de vitórias e (normalmente) as suas agonizantes derrotas. Quer se ganhe ou perca, todos passam um dia incrível.
A História do Paintball
Curiosamente, o Paintball começou pelas mãos de criadores de gado norte-americanos que quando se deslocavam a leilões de gado, marcavam os animais com pistolas ou fisgas utilizando pequenas bolas de tinta. Claro que o equipamento utilizado na altura não era da sofisticação das actuais pistolas (marcadores), mas foi assim que tudo começou.
Mais tarde os militares adaptaram esta ideia e tornaram-na numa técnica de treino militar, com algumas variantes, e foi assim que o Paintball se tornou popular. Actualmente podemos encontrar jogadores de Paintball nos quatro cantos do planeta e sendo assim, Portugal não é excepção.
Em Portugal
No início dos anos 90 começou a jogar-se em Sintra, e como Marcadores, eram utilizadas umas "Pistolas" que levavam 10 bolas e uma carga de CO2 com capacidade para 25 disparos, era uma PGP, ainda hoje muito popular entre todos os que jogam Paintball.
Mais tarde, lá para 93/94, o desporto começou a ganhar fama e a espalhar-se pelo país inteiro. Foi assim que apareceram várias empresas organizadoras de jogos e tornou-se um desporto bastante popular entre as associações de estudantes. Para além da Zona da Grande Lisboa, onde existe a maior quantidade/ concentração de campos de Paintball, foi na zona Norte que também se verificou uma adesão em massa a este desporto.
A partir de 1995 começou a definir-se o que viria a ser a primeira associação de Paintball em Portugal, (A.P.P.), mas esta associação deixou de existir em meados de 2001. Na zona Norte veio a aparecer uma "Liga" de Paintball.
Hoje em dia, realizam-se todos os meses Torneios de Paintball em que os Marcadores utilizados, levam 200 bolas e têm uma carga de CO2 que chega a permitir 300 disparos, são as Automags e as Autocockers entre outras. São Marcadores bastantes rápidos e de grande precisão, em que cada jogador gasta em média 10,000 bolas por torneio. Apesar de em Portugal não existirem equipas profissionais, já podemos encontrar jogadores com bons patrocínios, o que lhes permite jogar sem custos. Em outros países onde o Paintball movimenta uma grande estrutura comercial, existem equipas que são pagas para jogar, tendo como único rendimento o Paintball.