O que é o Paintball

O Paintball é um jogo cheio de energia, a alta velocidade, com a adrenalina à flor da pele onde se fazem novos amigos e equipas! Os jogos de Paintball existem desde meados do anos 80' (anos 90’ em Portugal) e têm vindo a construir uma boa reputação como um dos desportos mais seguros. Além de ser divertido, é também óptimo para aliviar o stress de uma semana de trabalho (e com um pouco de sorte pode jogar contra o seu patrão!!!).

Acaba por ser uma versão sofisticada dos “polícias e ladrões”; “cowboy's e índios “. Embora existam diferentes formatos de jogos, o mais amplamente divulgado é o da Caça à Bandeira. Normalmente joga-se com um grupo de 5 a 10 jogadores, divididos em 2 equipas e onde o objectivo é capturar uma bandeira da equipa adversária, ao mesmo tempo que se protege a nossa, ou então eliminar por completo os jogadores adversários. Durante este processo, tenta-se afastar os adversários do jogo disparando com um marcador especial de CO2 ou ar comprimido, pequenas bolas de tinta. Entre os intervalos dos jogos, os jogadores podem ter o seu merecido descanso, verificar o material, carregar o seu stock de bolas e contar as suas histórias de vitórias e (normalmente) as suas agonizantes derrotas. Quer se ganhe ou perca, todos passam um dia incrível.

A História do Paintball

Curiosamente, o Paintball começou pelas mãos de criadores de gado norte-americanos que quando se deslocavam a leilões de gado, marcavam os animais com pistolas ou fisgas utilizando pequenas bolas de tinta. Claro que o equipamento utilizado na altura não era da sofisticação das actuais pistolas (marcadores), mas foi assim que tudo começou.

Mais tarde os militares adaptaram esta ideia e tornaram-na numa técnica de treino militar, com algumas variantes, e foi assim que o Paintball se tornou popular. Actualmente podemos encontrar jogadores de Paintball nos quatro cantos do planeta e sendo assim, Portugal não é excepção.

Em Portugal

No início dos anos 90 começou a jogar-se em Sintra, e como Marcadores, eram utilizadas umas "Pistolas" que levavam 10 bolas e uma carga de CO2 com capacidade para 25 disparos, era uma PGP, ainda hoje muito popular entre todos os que jogam Paintball.

Mais tarde, lá para 93/94, o desporto começou a ganhar fama e a espalhar-se pelo país inteiro. Foi assim que apareceram várias empresas organizadoras de jogos e tornou-se um desporto bastante popular entre as associações de estudantes. Para além da Zona da Grande Lisboa, onde existe a maior quantidade/ concentração de campos de Paintball, foi na zona Norte que também se verificou uma adesão em massa a este desporto.

A partir de 1995 começou a definir-se o que viria a ser a primeira associação de Paintball em Portugal, (A.P.P.), mas esta associação deixou de existir em meados de 2001. Na zona Norte veio a aparecer uma "Liga" de Paintball.

Hoje em dia, realizam-se todos os meses Torneios de Paintball em que os Marcadores utilizados, levam 200 bolas e têm uma carga de CO2 que chega a permitir 300 disparos, são as Automags e as Autocockers entre outras. São Marcadores bastantes rápidos e de grande precisão, em que cada jogador gasta em média 10,000 bolas por torneio. Apesar de em Portugal não existirem equipas profissionais, já podemos encontrar jogadores com bons patrocínios, o que lhes permite jogar sem custos. Em outros países onde o Paintball movimenta uma grande estrutura comercial, existem equipas que são pagas para jogar, tendo como único rendimento o Paintball.

Questionário

Você ja jogou paintball?

Sim (212)
87%

Não, gostaria de jogar (33)
13%

Total de votos: 245

Questionário

Que tipo de jogo você prefere?

Cenário (casas, carros e etc) (209)
75%

Woodsball (mata) (44)
16%

Speedball (quadra) (12)
4%

Airball (quadra com obstáculos infláveis) (14)
5%

Total de votos: 279

História do Projeto

   Tudo começou quando eu possuía dois automóveis parati e precisava vender uma para aplicar em negócios, então, esperei por muito tempo e devido a queda dos juros do carro zero, não consegui mesmo vender a tempo, com isso, resolvi perguntar a um amigo se interessaria para ele, trocar o equipamento de paintball pela minha parati 92 GL 1.8, lembrando que eu já tinha um certo interesse por paintball, por coincidência, ele estava precisando de um automóvel de médio porte, então, fechamos o negocio, com muitas críticas de familiares e amigos, como, “você é doido, trocar essa parati irada por esses equipamentos?”, mas, aí estamos a todo vapor e derrubando todos os obstáculos que apareceram, aparecem e aparecerão pelo nosso caminho, por isso o FORÇA TAREFA PAINTBALL foi criado com muita garra e objetivo em atender o povo da nossa cidade e região na área de entretenimento, esporte e lazer.